Apoio à formação de Cineclube

Alegre recebeu dias 12 a 18/02 o cineclubista Hélvio Tamoio. Aprovisionador, escritor, cineasta, radialista, poeta, ex-professor de filosofia e História, desenhista e ator, Hélvio atua desde 1980 como gestor cultural.

Tamoio chegou a Alegre por intermédio de seu ex-aluno, Bruno Preto, professor do Ifes de Alegre. Veio rever o amigo, conhecer Alegre, topônimo o deixou curioso, e criar uma ‘roda de conversa’ com interessados na formação de um cineclube no município. Com apoio da Imperial Sustentável, Ótica Visual, Laborclin, Casa da Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Alegre, Tamoio mediou, dia 13/02, a ‘roda de conversa’.

Presentes ao evento, Nilo, Daniel e Claudia ficaram satisfeitos com o encontro. Nilo Nunes, que atuou na Mostra Itinerante de Vídeos Ambientais da região do Caparaó, disse que “falar de cineclube e sobre arte é importante para a história e à cultura local”. Danyel Sueth, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Alegre disse que é importante estimular a produção cinematográfica que retrate nossas realidades. “Precisamos sistematizar as obras audiovisuais que já existem no município e incluir isso em nossas pautas culturais”, finalizou Daniel.  Representante da Casa da Cultura de Alegre, Claudia Sampaio, entusiasta na criação do cineclube no município, disse que “precisamos desse ‘palco’ para nos organizar e para conversar sobre cineclube, sobre os laços que nos unem e para mostrar nosso povo, nossa resistência e nossa cultura”.

Além de mediar a roda de conversa, Tamoio visitou a Vila de Patrimônio da Penha, o Ifes de Alegre, e disse ter ficado embasbacado com a beleza da cachoeira da fumaça, mas muito preocupado com a degradação ambiental na região. Porém, diz ele: “Vi também que é possível reverter essa degradação quando conheci o Sítio Jaqueira e o ‘plantador de água’, Newton Campos”.

Tamoio visitou também a rádio FAMA e participou de sessões de filmes com estudantes e professores na Escola Aristeu Aguiar. “Fui gentilmente recebido por garis, comerciantes, comerciários e taxistas, com quem conversei. Acredito que brevemente será criado um cineclube em Alegre, servindo de espaço para exibição e discussão dos filmes, inclusive àqueles produzidos aqui na região. Para Alegre ser alegre, faz-se necessário cultivar permanente da momenclatura dada”, finalizou.

Rua Francisco Teixeira, 3 – Centro, Alegre/ES
(28) 3552-0696 / (28) 99933-2282
comercial@buffetimperial.net
© 2019 Grupo Imperial

Área dos formandos

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Privacy Preference Center