Programa de voluntariados no P. E. Cachoeiro da Fumaça é finalizado!

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF) localizado nos municípios de Alegre e Ibitirama, na região do Caparaó-ES, foi uma das Unidades de Conservação (UC) no Estado do Espírito Santo onde foi desenvolvido o Programa de Voluntariados em Unidades de Conservação (PVUC), durante a temporada de verão/2020. O PVUC, gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), recebeu o apoio financeiro do Grupo Imperial, que buscou parcerias com a Ótica Visual, Casa Rezende, FG Contabilidade, Laborclin e Oficina do Celular.

Encerrado no último dia 3 de março, o programa incentiva e valoriza o trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado, envolvendo a sociedade em atividades de conservação dos recursos naturais e de educação ambiental. Quatro voluntários do Ifes-Campus de Alegre e uma da Universidade de São Paulo (USP) – Campus de Ribeirão Preto atuaram no PECF.

Bárbara Caetano, estudante do Curso de Ciências Biológicas do Ifes disse que a experiência foi maravilhosa. “Hoje entendo melhor a importância da gestão de uma unidade de conservação. Foi muito rica a oportunidade de convivência com visitantes, funcionários e técnicos da UC e com os moradores do entorno do parque. Agora observo os ciclos da natureza com muito mais amor e entendimento”, termina Bárbara, emocionada.

Marcos Brito, o Kikinho, também do Ifes, disse que experimentou na prática aquilo que conhecia somente por meio das aulas teóricas. “Meu horizonte de conhecimentos se ampliou muito. Espero socializar todo esse aprendizado com outras pessoas”, finalizou.

A estudante do Curso de Ciências Biológicas da USP- Ribeirão Preto, Bianca Armelim, disse que a experiência do voluntariado certamente fez diferença em sua visão de como funciona uma UC. “Como pretendo seguir carreira ambiental, esse conhecimento será de grande valia na minha vida profissional”, disse Bianca.

Vinícius Fontes Pereira, presidente do Grupo Imperial disse a empresa cumpre seu papel de responsabilidade socioambiental quando fez a mediação á formação dos parceiros que contribuíram na alimentação dos voluntários durante o desenvolvimento do programa. “Ficamos satisfeitos em apoiar uma iniciativa que beneficiou os visitantes do PECF e a sociedade, de forma geral. Parabenizamos ao IEMA e aos técnicos do PECF pela iniciativa, aos parceiros pelo apoio e aos voluntários do programa”, finaliza Vinícius.

Créditos das imagens: Imperial Sustentável, Bianca Armelim, Sebastião Carlos Assis e Marcele Corrente

 

Rua Francisco Teixeira, 3 – Centro, Alegre/ES
(28) 3552-0696 / (28) 99933-2282
comercial@buffetimperial.net
© 2019 Grupo Imperial

Área dos formandos

Please follow and like us:
error
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Privacy Preference Center